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O que é branding e porque você deve se preocupar com o seu

Chamamos de branding toda a gestão de uma marca, o trabalho que os profissionais realizam para torná-la mais conhecida e querida pelos consumidores, bem como a preferida e a mais lembrada pela população. Ele também faz parte das ações estratégicas que contribuem para que os consumidores tenham uma percepção positiva em relação à sua empresa.

Vamos fazer um teste. Responda: Qual é a marca de refrigerante mais famosa do mundo? E a boneca? Qual é a rede de fast-foods mais lembrada? Qual é o buscador online e a marca esportiva que vem primeiro à sua cabeça?

Se vocês respondeu Coca-Cola, Barbie, McDonald’s, Google e Nike, significa que o branding dessas marcas foi construído de maneira tão eficaz ao longo do tempo, que fixou esses nomes na sua cabeça e, porque não, no seu coração e de bilhões de pessoas. Não é à toa que são marcas mundialmente famosas e muito valiosas.

Ser a marca mais lembrada não significa ser a melhor, mas podemos entender que as ações de branding desenvolvidas por essas empresas são admiráveis e por mais que outras marcas sejam tão boas quanto elas, é comum que sempre sejam lembradas primeiro. A pergunta é: como isso é feito? Não são as pessoas que escolhem os produtos e serviços melhores para elas? A resposta é sim, elas escolhem, mas o branding é responsável por trazer à memória tudo que está conectado às marcas e acaba tendo forte influência na decisão final.

Como é feito o branding?

Levar uma marca a ser destaque de mercado é um trabalho minucioso, baseado em pesquisas aprofundadas e análise de diversos fatores. O processo se inicia na concepção e segue nas ações mais simples de marketing do dia a dia dessa empresa. Imagine que as marcas citadas ali em cima não alcançaram essa consolidação de uma hora para outra, então cabe ressaltar que branding é um planejamento que pode dar frutos a longo prazo e que quando faz uma marca se consolidar, ainda precisa continuar a desenvolver estratégias para mantê-la com tal título.

Como trabalhar o branding para a minha empresa?

Vamos lá que o caminho é longo. Primeiramente entenda que a sua marca não é o seu site, sua logo, seu comercial ou mascote, eles, na verdade, compõem sua marca. Pense em fatores que remetem a você, que fazem as pessoas identificarem sua marca através de outras coisas. Identifique elementos que envolvem a percepção do público sobre a sua empresa e trabalhe em cima disso para firmá-la no mercado.

O que diferencia o seu produto do produto do concorrente? Comece descobrindo quem é o seu público-alvo, analisando todas as segmentações possíveis e as características desse grupo, assim você consegue desenvolver um trabalho de alta precisão. Defina a identidade da sua marca e como ela irá responder às expectativas dos consumidores. Esses fatores precisam se enraizar na mente do público, pois dessa forma eles reconhecerão a sua marca como a mais confiável, relevante, especial, recomendável.

Sobre a escolha e seus motivos

Um consumidor escolhe determinada marca por diversos motivos e um deles é: o ideal da empresa. Uma marca que comercializa produtos alimentícios saudáveis, por exemplo, tem como sonho que as pessoas passem a se alimentar de maneira melhor. A marca promove a saúde, e é a favor da qualidade de vida e bem-estar. Então acontece de muitos consumidores optarem por esse produto na prateleira do mercado, pois eles geram identificação com o público. O consumidor não está somente comprando um produto, mas sim um estilo de vida.

Esses ideais e sonhos são impulsionadores do branding, pois fazem com que a sua marca tenha personalidade, presença e reconhecimento. A decisão de compra também está fortemente ligada a outros aspectos como o status e a impressão que as pessoas querem passar para outras. Tudo gira em torno das experiências que o consumidor terá ao escolher o seu produto. Deu para perceber que atingir o público que te interessa é um desafio e que por isso você precisa caprichar no branding?

Se preocupe com o seu branding

É importante deixar claro quais são os valores da sua marca, para construir uma imagem autêntica dela. Pense nas mudanças que ela pode causar na vida das pessoas e em como pode ser relevante no dia a dia delas. Seu produto ou serviço precisa ser apresentado ao consumidor de maneira diferente ao da concorrência, bem como estar presente nos locais certos ao alcance das pessoas certas. Deixe claro quais são os motivos da sua marca existir e responda a si mesmo o porquê sua empresa irá atender as expectativas do público.

Aposte em bons profissionais de marketing, crie uma equipe engajada para alavancar ou restaurar a sua marca. Você precisará de pessoas que se envolvam com sua empresa, acreditem no trabalho que fazem e se sintam capazes de consolidar a sua marca no mercado.

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