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Como o design ajuda na boa experiência do público com a sua marca

Atualmente as empresas investem em design atrativo para seus produtos pensando em proporcionar experiências únicas de usabilidade, praticidade, diversão, etc. Para empresas que vendem serviços, o design se torna um ótimo aliado na comprovação de uma boa experiência com a marca. Não é à toa que tudo deve estar bem construído e impecável: desde o desenho do seu logo até a sua assinatura de e-mail, que pode parecer insignificante, mas carrega a identidade da sua empresa e mostra seu profissionalismo e organização com os mínimos detalhes.

São vários os fatores pensados pelos profissionais do design e marketing para mostrar a experiência que uma empresa pode transmitir para seu público:

A força das cores

A experiência se inicia quando o consumidor analisa a aparência visual de um produto ou materiais gráficos de uma empresa. As cores têm forte impacto nas sensações transmitidas ao cliente ou consumidor. Encontrar o equilíbrio ideal de cores é fundamental para transmitir o que sua marca deseja. Elas também estão fortemente ligadas à memória dos consumidores, que remetem a cor do seu logo, por exemplo, ao serviço ou produto que sua empresa oferece. Uma marca que trabalha isso de maneira assertiva e consistente, garante uma impressão memorável e duradoura na mente dos clientes.

O design do seu logo

Saber interpretar uma experiência e/ou sensação e transformá-la em um logo não é tarefa fácil. Os profissionais do design precisam estar alinhados com o que sua empresa pretende transmitir, para assim construir um logo capaz de expressar isso em cores, formas, letras, etc.

O logo é o início dessa experiência e, acredite, ter um desenho impactante que transmita sua essência pode fazer uma grande diferença.

O design de materiais gráficos e digitais

No caso de produtos físicos, a embalagem é o que conquista o cliente primeiro. Quantas vezes não ouvimos a frase “comprei porque achei a embalagem bonita/legal”. Esse cenário é bastante comum em lojas físicas ou mercados.

Se falarmos em sites de e-commerce, por exemplo, o layout deve conquistar o cliente antes mesmo dele fazer sua compra. É o layout quem convida e ajuda o cliente a finalizar a compra. Se ele se atrapalhar muito, ele provavelmente vai desistir e partir para o próximo site.

Um outro exemplo muito comum é o cardápio do restaurante. Não é incomum entrar em um restaurante aparentemente moderno e limpo, mas quando se pega seu cardápio, os olhos encontram um layout confuso, com cores mal utilizadas e imagens em baixa qualidade. O cuidado com o ambiente é importante, mas os materiais que auxiliam na experiência do consumidor devem estar de acordo com ele. Não apenas os cardápios, é possível trabalhar com outros materiais que compõem o ambiente como placas de sinalização, apoiadores de prato, guardanapos, copos de brinde, entre outros.

O design de materiais gráficos e digitais devem transmitir confiança e é a partir daí que a experiência do consumidor se inicia, fazendo com que ele se sinta confortável, compreendido, empolgado, instigado, etc.

Para que o cliente se identifique com a sua marca

Como já mencionado, para proporcionar uma boa experiência, as marcas apostam na aplicação consistente de sua identidade visual e design em todos os pontos de contato com o cliente, seja em seu conteúdo impresso e digital, propaganda, apresentação do produto e canais de comunicação. Tudo segue em harmonia: cores, linguagem, música, mascote, slogan, logo e, principalmente, o foco na experiência que quer ser transmitida para o consumidor. Tudo isso facilita que se identifique facilmente e sinta-se impactado por tudo o que uma empresa tem a oferecer.

É importante oferecer uma boa experiência

Devido a competitividade do mercado, as empresas se veem em uma posição em que é necessário enfrentar a concorrência e a exigência dos clientes, então se lançam em uma busca de alternativas que garantam que seu produto seja lembrado pelo público-alvo em meio a tantos outros. A intenção do design é fazer com que a experiência do consumidor com a marca seja algo inesquecível para ele, gerando assim uma satisfação que o fará indicar sua empresa para amigos, compartilhar a experiência nas redes sociais e ser fiel à sua marca.

Além dos fatores que já foram citados, o design também considera que a utilidade, a usabilidade, a funcionalidade e a acessibilidade dos produtos também geram grandes experiências. Oferecer praticidade ao dia a dia das pessoas, bem como algo de fácil acesso, que simplifique tarefas e disponibilizem tudo que o cliente busca.

Aposto que se você chegou até aqui, você se lembrou de alguma experiência com consumidor onde o design foi um grande aliado na sua escolha. Já analisou como está sendo a experiência do seu público com a sua empresa? Já pensou em como o design pode te ajudar a melhora-la? Se sim, não perca a oportunidade de falar conosco.

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