Blog

Como o design pode fazer parte das estratégias de sua empresa

Primeiramente, você sabe o que é design? Esse trabalho que exige muita criatividade tem como função resolver problemas do dia-a-dia através da criação de soluções visuais, interações e produtos. Muito além de fazer desenhos ou desenvolver cartões de visitas, o design pode ser utilizado como ferramenta estratégica que está presente desde a criação de produtos até a forma como sua empresa espera ser vista por seu consumidor.

Embora a palavra ‘design’ seja um pouco difícil de ser lembrada e pronunciada, o que é possível ser feito com ele faz parte do seu dia-a-dia de tal forma que você nem imagina. Já parou para pensar que grande parte de tudo que vemos ou tocamos é resultante do design?

Exatamente por estar presente no cotidiano do consumidor as empresas devem encarar o design como ferramenta prática de marketing, pois ele é o grande comunicador do negócio que sintetiza sua essência e é capaz de favorecer a percepção do público sobre um serviço ou produto. Veja abaixo algumas funções que o design pode exercer em sua empresa:

Comunicação

Na comunicação o designer tem a responsabilidade de atrair, informar e traduzir o valor de sua empresa através de uma identidade visual que além de bonita representa o conceito certo para envolver o cliente na essência da organização.

Para que essa mágica aconteça é necessário definir bem o público-alvo, por este motivo, durante a formulação do briefing espere por uma chuva de perguntas, elas ajudarão a definir diversas informações e enriquecer ainda mais o projeto.

Produto

Sua empresa pode até ter uma ótimo produto, mas de nada adianta se o consumidor não souber disso. Além do produto em si, que também é fruto do design, as embalagens são uma ótima forma de transmitir de forma externa a qualidade do conteúdo, uma vez que proporcionam o primeiro contato do cliente com o produto. Neste momento, o design se apresenta com estéticas inovadores para atender as necessidades tanto de sua empresa quanto do consumidor.

Design thinking

Muito mais do que desenvolver a parte estética de seus produtos ou divulgar sua marca, o design também serve como ferramenta estratégica para identificar oportunidades para sua empresa. O design thinking é um método que, apesar do nome, pode ser aplicado em qualquer especialidade empresarial.

Com ele é possível criar soluções empresariais com foco em estabelecer relações entre o que as pessoas realmente desejam, ou seja, o método analisa as expectativas do consumidor e cria oportunidades em cima disso, gerando inovação e gerenciando os custos de maneira assertiva. Além de tudo isso, o design thinking é uma ótima ferramenta para estimular o pensamento criativo, crítico e colaborativo, facilitando na visão global de dentro de um ambiente empresarial.

Saiba mais: https://endeavor.org.br/design-thinking-inovacao/

Comments are closed, but <a href="http://outpaper.com.br/a-importancia-do-design-para-sua-empresa/trackback/" title="Trackback URL for this post">trackbacks</a> and pingbacks are open.